A cifose de Scheuermann, também conhecida como doença de Scheuermann, é uma doença que afeta as vértebras da coluna vertebral na região torácica e lombar, fazendo com que elas apresentem formato de cunha anterior maior ou igual a 5º em 3 ou mais corpos vertebrais, o que provoca uma curvatura anormal na coluna.
Esta disfunção afeta principalmente adolescentes do sexo masculino e suas causas ainda são desconhecidas.
Sintomas
Os sintomas mais frequentes são as dores nas costas e a deformidade estética/postural, que passa a apresentar curvatura superior aos padrões considerados normais (maior que 40º). Além disso, fadiga, dificuldade para respirar, sensibilidade e rigidez na coluna também podem ser sinais da cifose de Scheuermann.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através do exame físico associado à radiografia. No exame físico, avalia-se a inclinação do tronco e a musculatura posterior da coluna, peitoral e pernas. Já o exame de imagem permite a observação de alterações nas vértebras, como fipercifose rígida maior que 40º, o acunhamento (mais de 5º em, pelo menos, três vértebras), a presença de nódulos, desvios nas placas terminais, dentre outras irregularidades.
Tratamento
O tratamento será determinado de acordo com a amplitude da curvatura da coluna, a idade e as condições físicas do paciente.
Geralmente, nos casos de adolescentes que apresentam a curvatura da coluna entre 40º e 55º, o tratamento consiste em exercícios para alongar a musculatura da região posterior das pernas, peitoral e aumentar a flexibilidade. Também é recomendável o acompanhamento periódico através de radiografias.
Para os casos em que a cifose na região torácica seja maior que 55º, além das atividades para reabilitação muscular e flexibilidade, a imobilização com coletes também pode ser indicada desde que o paciente ainda não tenha alcançado a maturidade esquelética.
O tratamento cirúrgico só é recomendado para pacientes que tenham curvaturas de 65º na região toracolombar e 80º na região torácica, que sofram com perda de equilíbrio do tronco, lesões neurológicas ou dor intensa.