Síndrome da cauda equina

A síndrome da cauda equina é uma doença grave, causada pela compressão de um grupo de nervos que fica localizado dentro do canal medular. Esse grupo de nervos recebe o nome de “cauda equina” por seu formato semelhante ao rabo de um cavalo.

Essa compressão pode ser ocasionada por hérnia de disco, tumores, traumas, estenose, infecções, ou mesmo por procedimentos médicos realizados anteriormente.

Sintomas

Dor lombar irradiada ou não para pernas e nádegas, perda de sensibilidade na região perianal, incontinência da bexiga e do esfíncter, sensação de formigamento na parte interna das coxas, disfunção sexual e ausência de reflexos podem ser considerados os principais sintomas da síndrome.

Diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico e descartar outras hipóteses, o médico poderá considerar, além do teste físico e do histórico médico, alguns outros exames como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Esses exames também serão importantes para identificar a causa subjacente da doença.

Tratamento

A descompressão medular causada pela síndrome da cauda equina é uma emergência cirúrgica. Portanto, se o paciente apresentar qualquer um dos sintomas descritos acima, deve procurar o médico imediatamente.

Além da cirurgia, também será necessário investigar e tratar a doença que causou a compressão dos nervos. Os casos provocados por hérnia de disco, por exemplo, podem ser tratados com laminectomia, enquanto os casos provocados por tumores devem ser tratados com quimioterapia.

Marque uma Consulta