Osteoporose

Osteoporose é uma doença que afeta os ossos, deixando-os porosos e frágeis, e, portanto, mais suscetíveis a fraturas.

As fraturas na coluna vertebral relacionadas à osteoporose são mais comuns na região torácica e lombar, e podem ser causadas por pequenos traumas, como tombos, abraços apertados, ou mesmo uma crise de tosse.

Alguns fatores podem ser considerados de risco para a osteoporose: ter idade avançada, ser do sexo feminino, deficiência de cálcio e/ou vitamina D, sedentarismo, tabagismo, histórico familiar da doença, déficit de produção hormonal, uso de medicamentos a base de cortisona, dentre outros.

Sintomas

A osteoporose é uma doença que, na grande maioria dos casos, não causa nenhum sintoma. Muitos pacientes só descobrem que têm osteoporose quando sofrem fraturas recorrentes ou que foram provocadas por pequenos traumas, o que indica a fragilidade óssea.

Quando o paciente com osteoporose sofre fratura vertebral, os principais sintomas são a dor intensa na região das costas e, em alguns casos, limitação funcional.

Diagnóstico

O diagnóstico da osteoporose é feito por um exame de imagem chamado “densitometria óssea”, através do qual é possível medir a densidade óssea.

Já as fraturas na coluna causadas pela osteoporose podem ser diagnosticadas através de radiografia e ressonância magnética. Outros exames, como a tomografia, também podem ser solicitados com o objetivo de verificar se há risco de dano neurológico decorrente da fratura.

Tratamento

O tratamento da osteoporose pode ser realizado com o uso de medicamentos e reposição de hormônios. Enquanto as fraturas na coluna vertebral podem ser tratadas com analgésicos, utilização de órteses, repouso relativo e fisioterapia.

Para os casos que não responderem ao tratamento conservador, existem procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos que podem ser recomendados.

Marque uma Consulta