Estenose lombar
A estenose lombar consiste no estreitamento do canal por onde passa a medula e as raízes nervosas da região lombar. Essa constrição é uma consequência do processo natural de envelhecimento, que faz com que as estruturas ósseas e os ligamentos da região sejam hipertrofiados e causem a compressão medular.
Sintomas
O primeiro e mais comum sintoma é a dor moderada na região lombar. No entanto, alguns pacientes também podem se queixar de dores e/ou fraqueza nas pernas ao caminhar ou ficar de pé, dor ciática e perda de sensibilidade nos membros inferiores – sintomas que, geralmente, são amenizados quando o paciente está sentado.
O que causa?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse semper sodales lobortis. Vivamus nulla orci, congue et ante nec, efficitur lobortis urna. Suspendisse ipsum, iaculis vel libero non, tincidunt imperdiet lacus.
Sper sodales lobortis. Vivamus nulla orci, congue et ante nec, efficitur lobortis urna. Suspendisse ipsum, iaculis vel libero non, tincidunt imperdiet lacus. bortis. Vivamus nulla orci, congue et ante nec, efficitur lobortis urna. Suspendisse ipsum, iaculis vel libero non, tincidunt imperdiet lacus.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser dado após um exame clínico criterioso e detalhado, correlacionado ao exame de ressonância magnética, que proporciona a análise precisa dos tecidos que revestem a coluna. Radiografia e tomografia também podem ser solicitadas como exames complementares.
Tratamento
Para pacientes que sentem desconforto moderado e que não apresentam perda funcional, é indicado o tratamento conservador, que pode incluir fisioterapia, hidroterapia, reeducação postural, restrição de algumas atividades e uso de medicamentos.
Nos casos em que o paciente manifeste limitação da mobilidade, perda da independência ou outros sinais de déficit neurológico agudo e/ou progressivo, o tratamento cirúrgico pode ser uma opção para descomprimir o canal e aliviar os sintomas.